Programa da manhã: 10/01/2004 - 11/01/2004

Saiba tudo da luta pelo regresso do melhor programa da manhã da rádio portuguesa à antena nacional. Junte-se a nós!

quarta-feira, outubro 13, 2004

O Markl já recebe hate-mail e tudo

Na mailing list

"Comunidade,

Obrigado por todo o entusiasmo pelo Há Vida em Markl. Compreendo todos os que dizem que ainda estão de luto pelo Cão - sempre foram sete anos! - mas há um lado muito estimulante em começar algo de novo e em investir para que esta rubrica vos diga tanto ou mais do que o meu mui estimado Canídeo. É bom saber que trouxe ouvintes para a Antena 3 e que não afugentei boa parte dos ouvintes que a Antena 3 tinha - embora hoje tenha recebido o meu primeiro "hate mail": uma jovem do Porto, chamada Sara, que me insulta a torto e a direito e que diz que a minha presença veio estragar as Manhãs da 3, uma vez que eu (e o Homem Que Mordeu o Cão) era uma das principais razões pelas quais ela não ouvia a Best, e que eu pertenço à escola de humor do Nilton (a quem ela chama "Milton") que ela define como "vejam como tenho tanta graça". Hmmmm... Impressão minha, ou é esse o objectivo de quem faz comédia? ;-)

Eu gosto de receber um belo "hate mail", de vez em quando (e o da Sara é de boa colheita), mas este tinha uma frase que, não me tirando o sono, me deixou a pensar em como a contra-informação deste meio, pleno de sacanice, que é o da radiodifusão nacional, consegue fazer propagar alegremente as suas ideias falsas e destrutivas. Dizia a Sara qualquer coisa como: "Toda a gente sabe que o Nuno Markl foi despedido da Best por causa das baixas audiências, porque é que o quiseram na Antena 3?".
É um bocado deprimente constatar que essa ideia passou e vingou, e que fiquei com essa falsa e injusta fama, mas também vos digo que não estou a pensar esmorecer por isso, e que escrever o Há Vida em Markl, gravar e produzir os sketches e fazer a rubrica todas as manhãs aos microfones da Antena 3 está, de facto, a dar-me um brutal gozo.

Um fortíssimo e arrebatador "muito e muito - e muito - obrigado" pelo vosso apoio.

Markl

PS - Amanhã, no Há Vida em Markl, voltam o Ricardo Araújo Pereira e o Zé Diogo Quintela, dos Gato Fedorento; sexta-feira, já está confirmado, gravamos os "cameos" do David Fonseca e da Sílvia Alberto, que irão aparecer ao longo da semana que vem"

sábado, outubro 09, 2004

Há vida em Markl na 3

Uma colectânea de mails do Nuno Markl para a Mailing List sobre a estreia do "Há vida em Markl" na Antena 3.

---

Há vida em Markl, dia 11 de Outubro, na Antena 3...As novidades sobre Há Vida em Markl é que a primeira semana terá, nos micro-sketches da rubrica, a contribuição vocal do Ricardo Araújo Pereira e do Zé Diogo Quintela (do Gato Fedorento) e também da grandiosa Teresa Tavares, que tem feito um trabalho excelente no elenco do Homem Que Mordeu o Cão TV. É uma actriz versátil que tanto faz drama nos Morangos com Açúcar, como é capaz de se transfigurar para fazer os maiores delírios que eu e o João Quadros escrevemos nos guiões do Cão TV. Faz-me lembrar a versatilidade das actrizes que trabalhavam com o Herman no Tal Canal, como a Helena Isabel e a Lídia Franco. A Teresa, o Ricardo e o Zé Diogo vão fazer pequenos papéis em alguns dos episódios da primeira semana. Vamos gravar esses micro-sketches na sexta-feira.

Outras novidades: uma editora livreira importante manifestou o seu interesse em, lá para o ano, editar um bonito livro Há Vida em Markl, contendo uma mistura dos melhores cartoons do Inimigo Público e uma selecção dos textos da rádio. O convite agrada-me, mas se a rubrica de rádio se revelar tão má que arraste toda a minha reputação para o esgoto, é possível que eles mudem de ideias. :-)

Confesso-vos que estou com uma camada de nervos como não tinha desde o longínquo dia do Verão de 1991 em que perdi a minha virgindade radiofónica no Correio da Manhã Rádio, a ler uma notícia sobre incêndios (na verdade, já tinha perdido uma primeira virgindade radiofónica na Voz de Benfica, mas essa rádio era ouvido por cerca de três indivíduos, por isso os nervos não foram tantos). O início do Homem Que Mordeu o Cão, em 97, foi a coisa mais pacata e descontraída que fiz, porque na altura a Comercial não tinha ouvintes e, para mim, nesse começo, o Cão era apenas mais um entre muitos projectos que eu
fazia na rádio, com a certeza de que não iam ser muito ouvidos. Agora há uma responsabilidade brutal: não desiludir as pessoas que fizeram do Homem Que Mordeu o Cão o tal monstro gigante descontrolado mas, ao mesmo tempo, arriscar qualquer coisa de diferente. Estou optimista, mas com algumas cólicas.

Enfim, aguardarei, expectante, o vosso feedback.

Beijos e abraços!

Markl

---

Olá, comunidade de compinchas caninófilos, aqui fica o esclarecimento:

A rubrica do Bubu, "Bolas com Creme", continua à hora a que estava - 8h50 e 9h50 - nas Manhãs da Antena 3. Se houve coisa que eu quis deixar explícita quando fui convidado para ir para a Antena 3 é que não queria ocupar o lugar de ninguém. Acho que há espaço para dois tipos diferentes de humor e, como se viu nas promoções, foi interessante cruzarmos os nossos dois registos.
O "Há Vida em Markl" vai então para o ar de 2ª a 6ª às 8h25 e às 9h25.
Todos os dias ao fim da tarde, uma das edições da manhã (aquela que decidirmos que é a melhor do dia) será repetida. Isto é a concretização de uma ideia que foi várias vezes ponderada ao longo dos sete anos que "O Homem Que Mordeu o Cão" durou, primeiro na Comercial e depois na Best - repetir à tarde a rubrica dessa manhã, para quem não ouviu - ideia que nunca chegou a ser concretizada. Com o "Há Vida em Markl", quem não ouviu de manhã pode sempre ouvir à tarde - pelo menos aquela edição que eu achar que é a mais própria para consumo! :-)
Terei de vos confirmar noutra altura a hora da reposição...
Hoje foi divertido gravar os primeiros "micro-sketches" que vão
aparecer ao longo da primeira semana do "Há Vida em Markl", com os Gatos Fedorentos Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela e a Teresa Tavares. Convém sublinhar que nem todas as edições do "Há Vida em Markl" terão estas "ilustrações". A minha política nisto é que, na sua essência, e tal como o Cão, o "Há Vida em Markl" seja, acima de tudo, uma rubrica espontânea, feita acima de tudo em directo no estúdio. Não quero banalizar estas "ilustrações", usando e abusando delas... Acho que é mais interessante usá-las o mais inesperadamente possível!

Beijos e abraços

Nuno, o Markl

---

Sobre a duração de cada "Há Vida em Markl", será variável... A duração média será, á boa maneira do Cão, 5 minutos... Mas é natural que me estique um bocadinho em alguns assuntos.
Entretanto, o Gimba acaba de me mandar a primeira versão do tema musical da rubrica. Foi emocionante abrir o mp3 de uma melodia que, tudo correndo bem, me irá acompanhar nos próximos tempos como o "Stink" do John Lurie me acompanhou ao longo dos 7 anos do Cão. Como era de esperar, é mais uma opus bestial do homem que já foi Afonsinho do Condado e Irmão Catita e que consegue invocar acção, suspense, perigo e completo disparate, tudo embrulhado num certo tom de ficção científica série Z.
Depois de ouvir a música e de gravar os primeiros micro-sketches da rubrica, posso dizer que estou entusiasmado. E não, ainda não me passaram os nervos.

Abraços e beijos

Markl

 
blog*spot