Aos responsáveis da Antena 3
"Li agora mesmo uma mensagem deixada no fórum da A3 que referia que o Diogo Beja saíu dessa rádio. Gostaria de acrescentar a esta notícia que o mesmo irá (na companhia de um tal de "Repórter Peixoto"), tomar conta das manhãs da BRFM. Em princípio dentro de um mês. Mais pormenores aqui, na primeira pessoa.
É isso mesmo. Não é referido, mas toda a gente sabe para onde vai trabalhar o Diogo Beja. Antes de mais, quero referir que aprecio bastante a faceta profissional do dito cujo. Na minha opinião, e de tudo o que já o vi/ouvi fazer, prepara-se para ser um dos grandes, senão o maior/melhor comunicador da sua geração. Do ponto de vista de substituição acho que, à partida, quem decidiu a sua contratação, na MCR, tomou uma boa decisão. Não estou a ver ninguém que pudesse substituir o "Trio Maravilha" melhor que ele. Pessoalmente não vejo esta decisão como um investimento na BRFM, mas antes porém, como uma boa decisão. Os meus parabéns a quem a tomou e em última análise (se não foi a mesma pessoa) a Pedro Tojal! Pena que todas as
anteriores não tivessem seguido este sentido.
O que se está a passar é uma reacção em cadeia no prime-time da rádio. A MCR, decidiu substituir a equipa das manhãs do RCP. Pedro Ribeiro aceitou ir fazê-las, para mim erradamente. A BRFM contratou o pivot da Antena 3 e estes deverão andar na busca de alguém que consiga fazer as suas manhãs. Não me parece que a Ana Lamy tenha pedalada para a coisa (o pivot), na minha muito humilde opinião. Hoje de manhã estava por lá acompanhada de um tal de Botas e achei aquilo bastante sofrível...
Ora bem. Julgo que não estou a ensinar nada a ninguém, mas caros decisores da Emissora Pública! Abram os olhos!!!
Caro colega do liceu, Jorge Alexandre Lopes, e restantes decisores. Têm aqui uma oportunidade única de ter na vossa estação, o melhor comunicador (da sua geração) de Todómundo e talvez até de Portugal, a melhor equipa de rádio e o melhor Programa de Rádio de TODÓPORTUGAL!!! Tudo ao virar da esquina e quase que de mão beijada, por conta de um sem fim de decisões estúpidas e sem nexo, guiadas pela mais pura incompetência do "Schumacher do disparate"!
Reparem bem:
1 - Tem-se quase a certeza para onde vai trabalhar num futuro bem próximo um certo "tipo barbudo" que cheira mal dos pés.
2 - A senhora da equipa está de licença sem vencimento, mas aberta a novos projectos!
3 - Para mim, que estive a ouvir hoje e finalmente, um pouco das manhãs do RCP, Pedro Ribeiro não tem perfil para passar eternamente músicas para "pensionistas"... A nostalgia é engraçada, mas somente por curtos períodos de tempo. Uma coisa esporádica, ainda que regular, tudo bem. Agora mantenho aquilo que referi. Os meus desejos musicais não se enquadram neste espírito de nostalgia constante, que acaba por se tornar numa coisa muito enfadonha, especialmente quando entra para certos campos que para a minha cultura auditiva tem o rótulo de "Mau", "Não gosto Nada" e por vezes até de "Kitsch" - não que ele em si seja de desprezar, mas ainda deve ser mais esporádico que a nostalgia. Pedro Ribeiro domina a coisa muito bem (como seria de esperar), mas por mim, dispenso. Não quero entrar no saudosismo barato, de que não é a mesma coisa, que falta X e Y, mas falta de facto a companhia de gente! X e Y, que nós sabemos muito bem quem são. Mas, uma vez que foram vetados parcialmente, ao menos que arranjem companhia ao moço! Este, deve ser actualmente o único Programa de Rádio em prime-time, onde só uma pessoa faz as despesas todas.
Desconheço de todo como funciona a emissora pública, a todo e qualquer nível, mas dúvido que seja pior que a MCR, pela simples razão, de que pior é quase impossível. E meto aquieste "quase", pela simples existência da lei de Murphy, que tanta e tanta vez tem a sua razão de existir. Isto é só uma suposição, mas duvido que seja por este campo que surjam entraves.
O único entrave que consigo imaginar, é a possivel composição dessa equipa matinal, com eventuais excessos de gente e/ou protagonismo. Mas nada que não se consiga ultrapassar. Penso eu de que...
Que estão à espera? Acabem com o TOJADELO! Façam um esforço real, que o Mundo em particular e Portugal em geral agradece! Acabem com o cinzentismo radiofónico, ófaxavor!
Do Treinador de Bancada,
Joaquim Varela
PS:Nunca fui muito destas coisas, mas parece-me que esta talvez seja uma oportunidade única...ou então não"
Mail enviado para a Mailing List
terça-feira, setembro 28, 2004
quarta-feira, setembro 22, 2004
E mais uma mensagem de Nuno Markl para a Mailing List:
Todos ao Santiago Alquimista
Comunidade!
Está tudo confirmado: quinta-feira (dia 23), o Cão será em directo no Santiago Alquimista e a entrada é livre. Completamente grátis. Fica na Rua de Santiago, 19, ao Miradouro de Santa Luzia. Eu, o Pedro e a Maria vamos recuperar o espírito do Cão ao Vivo, num belo show de luz e cor que mistura João Catarré, Ricardo Carriço, os Yellow W Van, Eduardo Madeira, Joana Capucho, Teresa Tavares, Sofia de Portugal, Aldo Lima, João Quadros e... Madonna.
Está previsto começar à meia-noite e meia, mas podem aparecer um bocadinho antes para apanhar bom lugar e ingerirem álcool suficiente para depois acharem piada a tudo.
Apareçam, passem palavra!
Abraços e beijos
Markl
terça-feira, setembro 21, 2004
Nova mensagem de Nuno Markl para a Mailing List:
Novidades!
Olá!
Serve esta missiva para vos contar algumas novidades interessantes...
Primeiro, está confirmadíssimo que o próximo Cão TV será feito em directo do Santiago Alquimista, perto do Castelo de S. Jorge. É o espaço onde fizemos, em tempos, a edição especial de fim de ano do Perfeito Anormal. Vai ser uma experiência mais próxima do que foi o Cão ao Vivo, uma coisa mais orgânica, com os sketches e as rubricas a acontecerem ali mesmo no palco. Vai ser giro. É claro que adorava que lá estivessem: vai ser à meia-noite e meia (convém chegar mais cedo) e entre os convidados estarão o João Catarré, o Ricardo Carriço e os grandiosos Da Weasel. Lá vos espero.
A partir da semana seguinte, mudamo-nos para os Estúdios Valentim de Carvalho onde daremos nova vida ao programa, incluindo um bombástico cenário novo desenhado por mim e pela cenógrafa Catarina Amaro, que é uma verddadeira génia. Teremos umas bancadas onde se podem sentar perto de 60 pessoas, o que significa que voltamos a ter o calor humano do público que nos faltou nos últimos programas do Cão (por falta de condições para receber as pessoas no anterior estúdio). Está ainda por confirmar a hora a que faremos a gravação (deverá ser ao fim da tarde de um dia de semana). Sabemos apenas que será "live on tape", simulando o directo e, portanto, sem pausas (como acontecia no Tivoli). Temos saudades de fazer do público no estúdio o quarto elemento da equipa e de interagir com ele. Vamos conseguir voltar a fazer isso.
Outra novidade apetecível é que, no CD que acompanha o terceiro livro do Cão (a sair, se tudo correr bem, em meados do mês que vem) vai estar um momento histórico: a última emissão que junta no mesmo estúdio eu, a Maria e o Pedro. Como não tivemos oportunidade de nos despedirmos dos ouvintes na rádio, vamos reunir-nos uma última vez num estúdio e fazer uma emissão "radiofónica" de uma hora onde tudo pode acontecer - desde histórias bizarras completamente inéditas a números musicais. Vai ser interessante, porque nos permitirá fechar, realmente, o ciclo radiofónico.
E pronto... Por agora é tudo. Até breve!
Eternas saudações caninófilas,
Nuno Markl
segunda-feira, setembro 20, 2004
O Programa da Manhã e os ouvintes
Mail colocado na mailing list do PM:
---
Olá gente boa,
Penso que, de um modo ou de outro, todos os participantes desta Mailing List têm plena consciência do efeito que o fim do Programa da Manhã na rádio teve na vida de muita gente, e da nossa em particular...mas será que isso é quantificável? Antes de chegarem os números do 3º trimestre de 2004 que, caso não sejam fabricados à medida do freguês, mostrarão o desaparecimento, como rádio com algum interesse, da Best Rock (e isto é uma inevitabilidade, porque o que aguentava a rádio era o Programa da Manhã, não se tenha dúvidas disso), podemos medir o impacto do fim abrupto do programa de outras coisas.
Por exemplo, não deixa de ser curioso que "só um programa de rádio" que termina tenha provocado um repentino interesse que invadiu esta mailing list (ainda dividida em duas, e volto a apelar à inscrição na nova ML , e consequente desinscrição na antiga), o blog dos fãs do programa da manhã, e os diversos sites que se referiram ao mesmo acontecimento, incluindo um novo fórum, mais de duas dezenas de blogs e uma série de artigos de jornais.
E, quando damos uma olhadela atenta aos diferentes locais onde está dispersa a informação sobre este assunto, o que encontramos?
Mailing List:
Na nova mailing list, inaugurada a 3 de Agosto, temos um total de 170 inscritos, sendo que 94 destes não estavam inscritos na anterior, vindo a maioria de inscrições feitas nos diferentes sites que a publicitam. A anterior mailing list, apesar das saídas para a nova mailing list, tem recebido várias dezenas de inscrições, o que não deixa de ser curioso.
Blog:
O blog de fãs do Programa da Manhã que, antes do comunicado do Pedro Ribeiro tinha uma média de qualquer coisa como 15 visitas diárias (no mês inteiro de Julho teve 400 visitas), de repente disparou para mais de 90 visitas diárias, ultrapassando as 650 visitas em Agosto e as 1500 em Setembro (e ainda só vamos no dia 20). No total, atingiu a semana passada as 10000 visitas. A grande maioria dos hits nesta página parte de buscas em motores como o google com textos como:
"programa da manhã best rock"
"maria pedro e nuno destino"
"markl cão best rock"
"pedro ribeiro nuno markl maria de vasconcelos"
Muitas visitas também partem do excelente programa da manhã net, que tem sido mais um veículo para que as pessoas saibam o que realmente se passou. Nos sites do grupo MCR...zero, nada, nicles, batatóides. Viva a época da informação e o respeito pelos ouvintes.
Também o número de comentários aumentou de forma exponencial, notando-se aí a surpresa que a maior parte das pessoas sente quando descobre, quase por acaso, que o PM acabou...
Fica um exemplo das opiniões que por ali se podem ler, que penso ser simplesmente esclarecedor.
"Apenas hoje, 20 de Setembro, percebi claramente que tinha terminado o melhor de todos os programas matinais na rádio em Portugal...
Passei todo o mês de Agosto à espera que chegasse Setembro e...já Setembro ia a meio e comecei a estranhar "tanto tempo de férias"... fiquei "despedaçada". Como é que foi possível??? Para onde voaram agora as "Músicas para sonhar", o "pop gregoriano", o HQMC...? Assim que chegar ao carro vou desintonizar a BR, claro! Não suporto a estação de rádio, só a ouvia por causa do PM...e amanhã de manhã tentarei ouvir a voz do Pedro Ribeiro no RCP.
Dia triste...
Inês Vaz"
É preciso dizer mais?
Fórum:
Nascido já depois de se saber do fim do Programa, tem sido alvo de muitas opiniões, algumas discordantes, mas de gente interessada em saber mais sobre o que realmente se passou nos últimos meses/anos.
E, àcerca deste último assunto, fica uma pequena nota. Tenho lido algumas críticas à "falta de reacção dos ouvintes do Programa da Manhã" relativamente a esta situação. Parece-me que a maior parte dessas críticas são feitas por pessoas que não acompanharam este processo desde o ínicio, não sabendo portanto o que se fez antes. Não agora, mas quando a Comercial (a rádio rock) acabou, e quando o PM foi desterrado para aquela coisa parecida com uma rádio, que dá pelo nome de Best Rock FM.
Fica, por isso neste mail, um pequeno resumo, feito pela principal obreira desta Mailing List e de toda a luta pelo regresso do Programa da Manhã à antena nacional, diga-se...a Sara Jofre.
"Tudo começou em Novembro de 2002, quando alguém de nick "novelle observateur"E é esta a história resumida do que se passou até agora...muito mais havia para contar, mas penso que chega para entender a situação passada, actual e, provavelmente, futura.
alertou no fórum do HMC, do site da antiga Rádio Comercial, que o Programa da
Manhã ia acabar. A partir daí as pessoas começaram a reagir.
A 31 de
Janeiro, e sem aviso prévio, dá-se o ultimo PM na RC. Os ouvintes telefonaram,
mandaram emails, mas não havia uma união. Alguns dias depois (por volta de dia
12 de Fevereiro), o fórum deixou de estar linkado no site da Comercial porque as
manifestações eram muitas e as pessoas ali estavam unidas. Nessa altura entrei
pelo link directo, que tinha no histórico do meu pc, e fui retirar todos os
emails dos participantes do fórum, ou todos os que consegui porque, a meio do
processo, o fórum acabou mesmo por ser apagado.
Assim se iniciou, de forma
um tanto primitiva, a ML, comigo a enviar emails às pessoas através do meu
email. Surgiram as sugestões (enviar emails a Pedro Tojal, de quem acabámos por
descobrir o email, ao próprio Paes do Amaral). Uns dias depois de se iniciar
assim, o Luís Romão cedeu o servidor onde ficou instalada a ML durante vários
meses. Com a possibilidade de incluir na ML mais gente, foi também incluído
Pedro Tojal, de quem não pretendíamos esconder o nosso descontentamento, muito
pelo contrário, bem como todos os emails que tínhamos dentro da MCR e da
comunicação social.
Depois desta inclusão acabei por ser contactada pelo Tal
& Qual, que também passou a publicar alguns dos emails que enviávamos para a
ML na secção de leitores, e pela revista Visão. Outros se seguiram (a maior
parte está publicada no site da Tripod).
Entretanto falei pessoalmente com
Pedro Tojal, que encontrei no café Paprika, e me tentou convencer que estava a
fazer de tudo para que a equipa voltasse ao panorama nacional.
Fez-se
entretanto, durante os meses de representação da peça no Vilaret e sendo ideia
do Luís Serra, um abaixo assinado pelo regresso do PM ao panorama nacional. O
manifesto reuniu mais de 2000 assinaturas e um dia, enquanto se gravava o DVD
para o segundo livro do "Cão", voltei a encontrar Pedro Tojal que, de uma forma
um tanto brusca e "com cara de poucos amigos", me levou para o seu gabinete onde
entre ameaças e tentativas de mostrar "quem mandava e entendia de rádio", me
disse que o manifesto lhe era indiferente e que se eu o quisesse entregar
entregasse (como quem diz que ia direitinho ao lixo). Achei que, de lixo para
lixo, então que fosse para o lixo do presidente da MCR e enviei a Paes do Amaral
por correio. Nunca soube do seu destino.
Isso aconteceu, em Abril ou Maio
(não me lembro bem), e daí até agora a ML tem-se mantido como forma de união
entre os ouvintes e de nos mantermos informados. Foi também através dela que, em
17 de Janeiro de 2004, nos reunimos com os estarolas num jantar memorável.
Sara Jofre"
E acreditem-me, eu tenho um orgulho imenso em pertencer a um grupo de gente que, por amor a uma coisa tão simples (afinal é só um programa de rádio) não se cala, procura saber mais e fazer para que não se escondam as verdades. A todos, o meu muito obrigado...vocês também são grandes!
Um abraço,
Nelson Santos
terça-feira, setembro 14, 2004
A Mathilde outra vez
A Maria de Vasconcelos mandou-nos a seguinte mensagem para a Mailing List com uma foto mais actualizada da sua Mathilde, que está cada vez mais bonita (e mais parecida com a mãe, diga-se de passagem).
Venho contar-vos que a Mathilde está grande e muito risonha e aparecerá no próximo programa do HQMC na TVI. Envio-vos uma fotografia dela.
Um beijinho,
Maria
sábado, setembro 11, 2004
Mensagem de Maria de Vasconcelos para a Mailing List:
Queridos assinantes desta Mailing list,
queria ter-vos escrito mais cedo mas, não tendo ainda a minha situação resolvida, não quis estar a escrever-vos sem ter algo em concreto para vos dizer sobre a minha "vida radiofónica".
Após a ida do Pedro para o RCP e a demissão do Nuno, quando regressei de férias, a direcção da MCR informou-me, finalmente, que contavam comigo para continuar a fazer o Programa da Manhã da Best Rock numa equipa ainda por definir definitivamente.
Quando, há 3 anos, me convidaram para fazer o Programa da Manhã na rádio Comercial acreditei que seria um projecto aliciante e divertido e aceitei-o porque, tal como vós, eu era ouvinte desde sempre do mesmo programa, adorava ouvi-lo e era para mim um privilégio poder participar no que eu considerava "o melhor programa de rádio de todó mundo". Os que me conhecem melhor sabem que foi precisamente esta frase que disse ao Pedro quando o conheci um ano antes desta proposta.
Foi de facto aliciante, apelativo, divertido, estimulante, fantástico, maravilhoso, tudo o que de positivo lhe queiram chamar, fazer parte deste projecto. Acreditei sempre nele e investi muito de mim de forma a que chegássemos sempre mais longe. Foram 3 anos muito bons e que compensaram seguramente muitas adversidades.
Nunca esquecerei o dia em que cantei a "canção da Maria" sobre o coração e os pulmões, o meu dia de anos em que o site e o mail vieram abaixo, a loucura com a Super-Maxim, o protesto dos ouvintes contra a mudança de rádio, os espectáculos ao vivo sempre esgotados, os ouvintes que esperavam por nós à porta dos teatros, os lançamentos dos livros, o anúncio da minha gravidez como pergunta de desempate do Rock Zoo e que quase deitou o meu mail abaixo novamente, todas as mensagens de carinho que recebi ao longo dos anos e sobretudo todas as que recebi para a Mathilde, o dia do seu nascimento e o dia seguinte em que falei na "tefonia", as flores, as prendas, as visitas, os postais, os telefonemas, as rapidinhas, os rebuçados floco de neve, as canções, e o simples prazer da magia no ar quando nos entendemos e nem é preciso explicar.
Tudo isto foi possível porque a relação que nos une, o Pedro, o Nuno e eu, é muito próxima e importante e permitiu criar um historial do programa que não será nunca repetível noutros moldes.
A proposta para continuar a fazer o mesmo programa, sem eles, é para mim coxa e sem sentido, acrescido do facto de que se mantém a rapidinha da manhã e o Homem que mordeu o cão (gravado). Parece-me bastante mais lógico, mesmo para os ouvintes, que se comece do zero com pessoas novas.
Assim sendo, pedi à direcção da MCR que me encontrasse um outro projecto dentro das várias rádios do grupo.
Hoje, 10 de Setembro, em reunião com a mesma direcção, concluiu-se que esta não tinha mais nada a propor-me, e que a solução seria, uma vez que eu recusava a proposta adiantada, eu sair da empresa.
De forma a não chegar a tal situação, embaraçosa para ambas as partes, tomei a decisão de meter uma licença sem vencimento parental que me é concedida por direito uma vez que sou mãe com uma filha menor de 6 anos.
Ficarei portanto afastada das lides radiofónicas, pelo menos por enquanto, mas sempre aberta a novas propostas.
Quero agradecer-vos todo o apoio que me/nos deram ao longo dos últimos anos e acreditem, vocês são muito importantes para nós. Nunca me esqueço disso.
Espero que nos voltemos a encontrar um dia, algures, "no ar".
Beijos grandes,
Maria de Vasconcelos
sexta-feira, setembro 10, 2004
sábado, setembro 04, 2004
Mensagem de Nuno Markl para a Mailing List:
O Mito!
Tal como eu estava à espera, depois da notícia da Meios & Publicidade,
o resto da imprensa vai alinhando pela mesma mentira de que foi a
direcção da Media Capital Rádio quem decidiu terminar o Programa da
Manhã (e o Homem Que Mordeu o Cão) por causa da descida nas audiências.
Não gostaria de acreditar que é a própria empresa que está a alimentar
este mito e a difundir esta informação (embora as notícias citem
directamente fontes da MCR), sobretudo depois da conversa cordata,
sincera, honesta que tive com a direcção e onde anunciei a minha
demissão. Seja como for, entristece-me que quem faz as notícias não se
interesse minimamente por ouvir os dois lados da questão. Mas, enfim, é
o que temos.
Nuno Markl
quinta-feira, setembro 02, 2004
Desculpas de mau pagador
Era de esperar que alguma justificação houvesse. Já se esperava que se usasse os últimos resultados do "credível" bareme da Marktest, mas ainda assim não deixa de nos deixar um aperto no peito, e uma irritaçãozinha com tal justificação.
Pelos vistos o mais famoso programa de rádio do país era o responsável pela descida de audiências e por isso teve de se acabar com ele...
Aqui fica a notícia que saiu na revista Meios&Publicidade:
"Best Rock FM acaba com Programa da Manhã e estuda mudanças na grelha
Os resultados registados pela Best Rock FM no último Bareme Rádio/Marktest estão a ter consequências na programação da estação da Media Capital, que decidiu dar por finda a emissão do Programa da Manhã, que incluía a rubrica O Homem que Mordeu o Cão. Os dados do segundo trimestre deste ano, revelaram que a Best Rock FM perdeu 20% das suas audiências, descendo de 2,0 para 1,6% de share. Os resultados provocaram a necessidade de proceder a alguns reajustes na estratégia da estação, embora, com excepção do final do Programa da Manhã, ainda não tenham sido anunciadas mais alterações. Contactado pelo Meios e Publicidade, o administrador da Media Capital Radio, Pedro Tojal, remeteu para data posterior a divulgação de mais informações referentes às restantes mudanças na programação da estação."