Programa da manhã: 09/01/2003 - 10/01/2003

Saiba tudo da luta pelo regresso do melhor programa da manhã da rádio portuguesa à antena nacional. Junte-se a nós!

terça-feira, setembro 30, 2003

Na Mailing List...as saudades do Portugal de 2ª

Cada vez tenho mais saudades.

Tenho saudades do Rock Zoo, das charadas entre os nossos 3 amiguinhos, das piadas do PR da voz da Maria, do Fórum da Comercial. É verdade, recordo-me das lutas que lá se travaram contra os grunhos na altura grande problema para todos nós utlizadores desse fórum, mas nada comparado com aquilo que o chefe dos grunhos conseguiu fazer. Tenho saudades de escrever para o e-mail da moda e no outro dia de manhã ficar a ouvir se a nossa história era escolhida pelo mestre, e, quando era, então era a LOUCURA completa, ouvir aquilo que escrevemos ser interpretado pelo melhor trio de animadores da rádio Portuguesa, era maravilhoso.

Agora resumo tudo a uma mera passagem pelo site para ouvir o fresquinho do HQMC (já não é mau), quando funciona, ou quando fico em casa até mais tarde lá se tenta ouvir a emissão em directo, o que raramente acontece.

Meus amigos a minha vida mudou, se calhar vocês não têm nada a haver com isso, mas o facto é que a minha vida mudou por completo, já nada será como antes. Bom mas não vale a pena chorar sobre o leite azedo. Vamos mas é levantar a cabeça e lutar, lutar qual Dom Quixote contra esse 'moinhos' que são os grunhos... digo, os monstros da nossa sociedade .

Até breve

JT
Nonsenser

quinta-feira, setembro 25, 2003

Agora é a Cidade

O senhor Pedro Tojal, sempre baseado no "maior estudo sobre rádio alguma vez feito no nosso país" (uma mentira tanta vez repetida parece verdade) vai mudar tudo, também na Rádio Cidade. Não faz o meu género, mas vai mudar a rádio inteira. Pelo que aparece na imprensa, será mais uma rádio tipo RFM, para os 18 e os 25 anos. Ora esse não era o mercado da Best Rock. Vejam bem como vai a gestão deste senhor. Simplesmente genial. Até quanto o tal "maior estudo sobre rádio alguma vez feito no nosso país" vai continuar a servir de desculpa aos caprichos deste incompetente?

quarta-feira, setembro 24, 2003

O Inimigo Público

A partir da próxima sexta-feira, o jornal "Público" vai passar a contar com um caderno intitulado "O Inimigo Público", da autoria das Produções Fictícias. Aí, estará reservado um espaço para o tipo mais iztúpido deste e de outros planetas, Nuno Markl, com a rúbrica "Há vida em Markl". Esta secção será do novo caderno será inteiramente feita em desenho e composta por pequenas reflexões sobre a vida.
Depois de colaborar com o jornal "Expresso", Markl chega ao "Público". Para quem trabalha numa rádio local não está mau, não senhor!

Por isso, fiquem atentos às bancas na próxima sexta-feira. Vai valer a pena!

terça-feira, setembro 23, 2003

Piada radiofónica

Eis a campanha publicitária da Comercial, do período Tojaliano!



A nova campanha da RFM (de onde foi corrido Pedro Tojal) afirma:

"RFM - Mais do que tocar músicas, toca pessoas."

Percebem a diferença? A rádio não é só música, senhor Pedro Tojal. Mais que tudo é animação e interactividade, essa palavra de que tanto gosta mas de que tão pouco entende!

O senhor Pedro Tojal, a sua arrogância e incompetência, tornaram-no o alvo de chacota de todo o meio radiofónico nacional. Depois de eleito pelo programa Prova Oral, da Antena 3, como personalidade do ano porque «pôs a Antena 3 no topo», agora é o anterior patrão a gozar com ele. E a MCR a ir ao fundo nas mãos deste grande marinheiro! Quem a salva?

segunda-feira, setembro 22, 2003

Ontem:



Da esquerda para a direita: Nuno Markl, Anabela Markl, Maria de Vasconcelos (o bronze é como a tia, veio de Marrocos), Pedro Ribeiro (o sorriso, obviamente, é anterior ao FC Porto-Benfica) e Xavier (o marido da Maria a quem eu, provavelmente, escrevi mal o nome...sorry!)

sábado, setembro 20, 2003

Videoclip

Amanhã, Domingo, às 14:00, junto ao Marquês do Pombal, concentração para a gravação do videoclip da música do Homem que Mordeu o Cão, da autoria de Gimba. Isto sim é uma flashmob.

quinta-feira, setembro 18, 2003

A não perder

Daqui a pouco, no canal de TV da Media Capital (TVI), repetição do espectáculo do Homem que mordeu o Cão ao vivo, no Tivoli. E eu estive lá, naquele teatro cheio. Não percam, às 00:15, TVI. Conselho de amigo!

PS:Já está atrasado mais de 40 minutos. Olha a novidade! Respeito pelos telespectadores, segundo a TVI...

Lúcia Moniz no melhor Programa da Manhã de todó Portugal

Lúcia Moniz acabou de chegar das filmagens de "Love actually", em que é dirigida por um dos maiores directores de cinema ingleses, Richard Curtis, e contracena com Hugh Grant, Alan Rickman, Emma Thompson, Liam Neeson e Rowan Atkinson (Mr. Bean e Blackadder em pessoa), entre outros. Adivinhem em que programa de rádio ela vai estar, na próxima 6ª feira. Pois é, no nosso Programa da Manhã, na Best Rock FM. Numa rádio local, imaginem! A não perder!

terça-feira, setembro 16, 2003

MCR novo logo

Foi-me proposto um novo símbolo para ser colocado no topo do edíficio da MCR, na Sampaio Pina. Parece-me apropriado, cá está ele!

Estudos às mijinhas

O senhor administrador Pedro Tojal clama aos céus que a MCR encomendou o maior estudo sobre rádio de sempre, feito no nosso país, a uns consultores americanos. Todas as alterações feitas nas rádios teriam partido das conclusões a que esse estudo chegou. Mas...passou-se um ano desde a chegada de Tojal à MCR e as alterações continuam, a um ritmo alucinante. Se não acreditam vejam aqui. Será que a culpa é dos consultores ou será da extrema incompetência deste senhor? Já agora, ouça os ouvintes de rádio (ainda sabe quem são?), talvez aprendesse alguma coisa!

segunda-feira, setembro 15, 2003

O diário de Pêro Turjal

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2002

Poizé, poizé...cá estou! É pá, muito gostava eu de saber onde é que eu vou buscar estas coisas? Uma pessoa ouve isto, já nem sabe bem onde, e depois estas frases absurdas não nos saiem da cabeça. Um dia destes tenho que procurar ajuda a alguém, para ver se perco estas fixações sem nexo, que me irritam tanto.

Bom...adiante. Tenho andado tão atarefado, que nem tenho tido tempo de pôr a escrita em dia, mas hoje decidi colocar em papel o que se tem passado nos últimos tempos. Tenho já tudo planeado. As rádios estão quase prontas para arrancar. Já consegui convencer algumas pessoas da Rinascente FM a seguirem as minhas pisadas e só uma coisa me anda a atormentar. Quem é que eu vou pôr de manhã na Rádio do Maciel. Os graneleiros estão fora de questão!! As pessoas estão fartas daquilo. Só de os ouvirem ficam logo todas stressadas. Não há dia nenhum que não haja por aí uma série de acidentes e só Deus sabe quantos foram provocados por esse estado de espírito. O que as pessoas querem é música calma, uma rádio "soft", pop de qualidade. Quando se iniciar esta revolução, estou certo, que as Grandes Urbes ainda me darão um dia a Chave de Ouro da Cidade por Serviços Prestados em Prol do Trânsito.

Tenho andado a matar a cabeça e ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão. Eu por mim já não tenho vida para fazer estes programas. Já estou farto de me levantar cedo e as responsabilidades de um administrador não deixam quase tempo nenhum para a familia e os amigos. Quanto muito farei uma ou outra aparição fugaz. Decidi fazer um programa ao fim de semana, possivelmente ao Sábado de manhã.

É pena este país não se chamar PORTUGUEL. Se assim fosse, podia-se chamar "PÊRO TURJAL A ACORDAR PORTUGUEL NA DO MACIEL". Não ficava nada mal, hem?! Adoro estas rimas. De imediato ditei uma missiva para o Presidente da Assembleia da Republica a solicitar esta alteração. Espero que a resposta seja rápida, para poder começar o meu programa "como deve ser". Não percebi foi o ar quase incrédulo com que a minha secretária ficou, à medida que lhe estava a ditar a carta. Ainda ía para dizer algo, mas calou-se. As pessoas não deviam ter vergonha em dar os parabéns a quem tem ideias tão brilhantes. Afinal de contas por alguma razão não chegamos todos a lugares de liderança. Mas como eu a conheço suficientemente bem, compreendi de imediato o que lhe ía na alma e fiz um ar compreensivo, que a deixou mais tranquila.

Para o Programa da Matina, os primeiros nomes que me vieram cabeça foram os de José Conimbriga e Carla Rocheta. Pedi aqui à minha secretária para marcar uma reunião com eles mas, de princípio não estavam disponiveis e à terceira tentativa disseram-me que andavam muito atarefados e que quando tivessem tempo me telefonavam a marcar uma hora. Pudera, aquilo na Rinascente, sem uma liderança forte e determinada deve estar cá uma confusão. Não quis ser muito insistente e comecei logo a pensar noutras alternativas. Quem era excelente para este horário era o Antóino Zala, e telefonei-lhe logo. Disse-me que já não tinha vida para isto, que já não estava para se levantar cedo, que tinha agora outros objectivos na vida...Enfim, uma série de desculpas esfarrapadas, que não me convenceram. Será que lhe fiz alguma coisa que o melindrasse? Ainda pensei no Manuel Luís Gouxa, mas não me pareceu uma boa ideia, podia até chatear o Marinhal e não queria arriscar isso. E foi num zapping radiofónico no meu automóvel, que fiz a semana passada, que descobri uma excelente alternativa. Descobri o Nuno Leiró. Que voz, que à vontade, que presença!! Que boa disposição e especialmente o humor, que humor!!! Desta vez fui eu que quase tive um acidente de tanto me rir. Este rapaz, faz-me lembrar a minha juventude e não pude deixar de me sentir um pouco nostálgico. E então tomei uma decisão com o coração. Se aquele pessoal do Café da Matina da Rinascente FM, não me telefonar a marcar uma reunião, vou contratar Nuno Leiró para o Programa da Matina.

Afinal, de quem é a maior falta de respeito?

Ainda agora o Pedro Ribeiro contou a história de um apagão numa televisão francesa durante a entrevista ao ministro da educação.

Parece que um manifestante contra as reformas que estão a ser feitas puxou um fio e cortou também a emissão da televisão.

A dita televisão não esteve com explicações. Durante 8 minutos esteve sem emitir. Durante 15 minutos teve um programa qualquer no ar. E depois voltou às emissões normais.

Agora as pessoas não refilam com o manifestante que puxou o fio, refilam sim com a televisão que não deu explicações a quem estava a ver. Simplesmente deixou as coisas andarem. Assim! Sem explicações aos espectadores que ficaram zangados com essa falta de respeito, naturalmente.

Isto não vos lembra algo? Uma determinada rádio que, de repente, deixa de emitir o que gostamos, sem explicações...até hoje. Apesar das promessas.

Esse sempre foi um dos aspectos que apontámos. Essa sempre foi uma das razões que nos levam, até hoje (sete meses depois), a continuar a manifestar-nos. Não houve explicações. Continuam a não haver. Continuamos sem perceber porque não cabe na actual comercial (rádio nacional) uma equipa com um animador, uma animadora e um comediante com uma rubrica de humor... ah!! Esperem lá! É isso que eles lá têm agora, não é?!?!?!

Que estranho! E o senhor Tojal que disse que esse formato não cabia na Comercial...estranho não é? Então qual é a razão de eles não estarem na antena nacional? Será porque puxam tantas audiências? Será porque enchem salas de espectáculos? Será porque vendem milhares e milhares de cópias de livros? Será porque batem qualquer canal de televisão a nível de audiências sempre que os emitem? Será por tudo isso?

Claro, claro que é... a partir do momento em que se tem mais sucesso do que o administrador, o melhor é escondê-los o mais possível...

E agora, senhor Tojal, com a Maria João por aí vai voltar às manhãs semanais? Não vai?...

quinta-feira, setembro 11, 2003

O diário de Pêro Turjal

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2002

Depois de muito pensar - quase nem dormi esta noite - eis o que vou fazer.

Rádio do Maciel - Vou apresentar aquela ideia da rádio AC, de que os tipos do AAMCG me falaram, e vou fazer uma rádio destas, com pop-rock de qualidade, muito mais música e menos palavra. Vou contratar um tipo bem disposto. Vou correr com aqueles "engraçadinhos" que devem julgar que têm muita piada e vou concorrer com a Rinascente FM. Será uma rádio dos 20 aos 44 anos.

Rádio Nostálgica - Quase ninguém ouve isto. A música é velha de mais. Já sei o que fazer daquele microfone! Lembrei-me de fazer renascer o RCP. Vou buscar 2 tipos ao Grupo Rinascente e concorrer com a Rádio Rinascente. Vou fazer uma rádio para pessoas dos 45 aos 65 anos.

Rádio Mixta - Com esta vou acabar e lançar uma rádio de música francesa e brasileira, tipo bossa-nova. Ah Páárris! Uh-la-la. E o Rio de Janeiro, que belas praias. A ouvir o Burt Bacharach e o Tom Jones. Qui bélêza, né!. Ops, lá estou eu outra vez a cair no mesmo. Estes tiques estão a dar cabo de mim.

Rádio Romance - Esta também acabo com ela e vou lançar uma rádio para os "jovens" com mais de 65 anos.

Rádio Ciudad - Estes são outros. A falar em brasileiro. Onde é que isto já se viu?!? Ainde se estivessem no Brasil...Vão mas é todos para a terra deles num abrir e fechar de olhos. Vou lançar aqui uma rádio para os jovens dos 10 aos 20 anos.

Rádio Nacionalista - Aqui vou fazer uma rádio de desporto. É pena o Artur Agostinho já não fazer relatos, que ele é que percebe disto. Mas hei-de arranjar alguém.

Salvo qualquer pequeno ajuste, parece-me uma boa estratégia. Acaba-se de vez com a barulheira e com o granel nos estúdios. E aquelas gralhas da manhã!!! Chiça, que já não os posso ouvir. Aquelas graçolas sem piada nenhuma. O Martelo vai mas é rir-se para outra freguesia. Quem é que terá dado trabalho a um inútil daqueles, que nem a barba faz? E sempre aos gritos ENORMES MAMILOS!!! Sinceramente! E a outra maluca, sempre a rir-se e aos guinchos. Aquilo nem para médica deve dar, quanto mais para locutora de rádio. E o benfiquista, o Ribeirito. Desse nem sei que diga. Agora vai mas é acordar o prédio onde mora e é se quer, que quem acorda Portugal, sabe-se muito bem quem é. E o pior é que parece que há algumas pessoas que lhe acham piada. Pode ser que quebre o enguiço do clube dele - desde que trabalha nesta casa nunca mais ganharam nada.

Ah! Como é bom poder manobrar as peças neste grande tabuleiro de Xadrez que é a rádio, em que eu sou o Rei.

quarta-feira, setembro 10, 2003

O diário de Pêro Turjal

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2002

Estive hoje a almoçar com o Paes do Marinhal. Entreguei-lhe os resultados do meu estudo, numas folhas que os tipos do AAMCG tinham deixado no meu gabinete por esquecimento, e ele ficou convencido. Tem de se Mudar Tudo. Ainda achei que 1243 respostas eram poucas, que a amostra era pequena e até dei por mim a fazer contas e a pensar que cada uma daquelas pessoas representam muitas. Dei por mim a pensar que cada português estava representado em 0,01243%. Isto não será curto ó Turjal? 0,01243%, se calhar nem é um pêlo púbico, ou uma raspa de uma unha? Se calhar devia deslocar-me a outros sitios para recolher mais respostas. Ainda pensei em ir ao Bom Jesus de Braga no próximo fim de semana. Ora que se lixe, o tempo urge e estou farto de estudos de mercado e este tem uns resultados tão esmagadores que só pode ser válido.

Combinámos mudar tudo. Mudar as rádios todas. Amanhã vou começar a pensar no assunto.

terça-feira, setembro 09, 2003

«Era uma mais-valia» e por isso a mandei embora...

Ainda no dia 17 de Fevereiro, João Parracho envia um email para a Mailing List onde diz o seguinte:

«Gostava de perceber o porquê desta afirmação de Sr. Pedro Tojal:

"...não é empobrecimento, é uma transferência estratégica. Estamos a aproveitar um programa que era uma grande mais-valia na Comercial e que aqui vai ter um potencial muito maior..."

Como?? Hoje em dia só meia dúzia de pessoas é que o ouvem?? Só em Lisboa e Porto é que têm esse privilégio!
Eu não digo que no futuro, se a Best estiver em todo o país, não seja uma afirmação verdadeira, mas neste momento não o é de maneira nenhuma! E digo mais uma vez, foi e está a ser uma falta de respeito com os ouvintes. Devia esperar que a Best estivesse em todo o país!
Parabéns Sr. Pedro Tojal!

João Parracho»

Como se pode verificar, Pedro Tojal sempre foi muito coerente. Fala num programa que era uma mais-valia. E é por essa razão que um administrador coloca uma mais-valia de uma rádio numa rádio local (com emissores fraquíssimos).

E como se pode verificar, as coisas continuam na mesma...

domingo, setembro 07, 2003

O diário de Pêro Turjal

Domingo, 13 de Outubro de 2002

Hoje é que foi. Fui a Fátima, com a famelga e uns amigos meus, ao Santuário de minha devoção, neste dia tão especial. Fui pagar umas promessas e aproveitei para fazer o meu próprio estudo de mercado. Fiz uns papelinhos, que distribui a uma série de excursionistas e conseguimos reunir 1.243 respostas.

Aqui estão as perguntas e os resultados:

1-Que rádio escuta?

A - Rádio Rinascente - 40%
B - Rinascente FM - 36%
C - Tilifonia sem Fios - 5%
D - Rádio do Maciel - 10%
E - Outras - 7%

2-Que rádio Prefere?

A - Rádio Rinascente - 40%
B - Rinascente FM - 42%
C - Tilifonia sem Fios - 3%
D - Rádio do Maciel - 5%
E - Outras - 10%

Eu bem que sabia. Aqueles americanos, que estúpidos. Afinal, eu já ando nisto há tantos anos. Aliás, eu nasci debaixo de uma rádio. Eles percebem é de hamburgueres e basquetebol. Agora vinham aqui ensinar-me o que é que as pessoas ouvem ou querem ouvir.

Recupero aqui para o blog um email que foi enviado para a Mailing List a 17 de Fevereiro (poucos dias depois de se darem todas as mudanças). Este email foi também enviado pela remetente para Pedro Tojal (através do email ptojal@radiocomercial.iol.pt e para o presidente da Média Capital, o engenheiro Paes do Amaral (através do email mpamaral@mediacapital.pt)

«O melhor programa da manhã...

... esteve na Comercial e agora está na Best Rock FM (infelizmente em
Portalegre não se ouve).

Exmos Srs,

Julgo que não vale a pena insistir na «tecla» da falta de respeito na forma como dirigiram todas estas mudanças na Média Capital, porque o foi. Mas tenho de dizer que é lamentável que a Comercial já tenha sido a "melhor rádio do planeta" e se tenha tornado na rádio decadente com a qual me deparei hoje de manhã, onde a falta de originalidade é a linha orientadora. Aliás, de linha orientadora pouco tem.
Não se pode agradar a gregos e a troianos. Como querem agarrar ouvintes passando Skunk Anansie, Celine Dion, Enrique Iglesias, Tatu, Blur, etc., tudo na mesma rádio e quase seguido? Ou se gosta de Skunk Anansie ou se gosta de Enrique Iglesias... Não se gosta das duas coisas e se uma rádio passa as duas coisas as pessoas procuram outra: Aquela com que se identifiquem mais. Pelo menos a RFM é igual a si própria e um pouco mais coerente.
Quanto ao programa da manhã (ARGH!). Voltem Maria de Vasconcelos, Pedro Ribeiro e Nuno Markl, POR FAVOR!!!!!! Este programa é horrível!!!!!! repito: HORRÍVEL!!!!! não tem dinamismo, não tem graça, não tem animação!!!! parece a missa das 6h30m (da manhã, entenda-se). Onde foram vocês desencantar estes "animadores"?

POR FAVOR METAM A BEST ROCK A NÍVEL NACIONAL!!!!! JÁ!!!! já que não pensam nos ouvintes, pensem em vocês. Com certeza a MCR perderá muitos ouvintes com estas mudanças porque não tem nenhuma rádio nacional que agrade a tantos como agradará a BRFM. Eu, por mim, mudei para a Antena 3. As manhãs lá sempre são mais animadas (não tanto como eram as da antiga Comercial) e a música mais coerente.

Quanto à Comunicação Social (estou a enviar este email para alguns orgãos): por favor não ouçam só os responsáveis da Média Capital!!!! Que eu saiba o bom jornalismo é aquele que ouve todas as partes interessadas. Existe um movimento (já bem organizado) de ouvintes que estão contra estas mudanças e que se têm manifestado de várias formas (mais informações em http://programadamanha.tripod.com - onde encontram um manifesto online, um
forum e contactos). Segundo sei há uma mailing list que, pelas últimas informações que me chegaram já tem mais de 300 pessoas inscritas (mas eu não sou a melhor pessoa para saber o número certo).

Já agora, quem disse ao Tojal que as pessoas mais velhas não gostam de rock?????? Quem disse que não gostam de irreverência????? Quem disse que não gostam de dinamismo??? Eu tenho 34 anos, sou farmacêutica e completamente fã
do antigo Programa da Manhã e de rock. Sinto uma tristeza enorme, mesmo muito grande, por ter deixado de ouvir o trio maravilha (Maria de Vasconcelos, Pedro Ribeiro e Nuno Markl), cada vez que penso nisso até me vêm as lágrimas aos olhos.

Volto a insistir com os responsáveis da MCR para que reparem no erro que estão a cometer antes de se tornar muito difícil voltar com ele atrás e metam, por favor, a BRFM a nível nacional.

Cumprimentos

Ana Neves»


Este email da Ana Neves, apesar de ter já quase 7 meses não está de todo desactualizado. A Best Rock continua a não ser apanhada em Portalegre, logo a Ana continua sem a ouvir. A Mailing List tem agora mais de 600 assinantes.

sexta-feira, setembro 05, 2003

Apenas um exemplo

O novo e "fortíssimo" (nas palavras de Pedro Tojal) programa da manhã da nova rádio comercial, tinha como "animadores" Nuno Eiró, contratado à Antena 3, e Marta Santos. Entretanto, Eiró começou a desagradar, não só aos ouvintes como ao próprio patrão. Assim, e numa demonstração de que não há memória desde a "democracia" estalinista na antiga URSS, o "amigo" Nuno Eiró, a voz quente das manhãs, foi simplesmente apagado do site da rádio...até da foto de grupo, fazendo uma montagem em que, pura e simplesmente, se retirou a imagem do rapaz, entretanto dispensado. Isto cerca de um mês depois de o ir buscar a uma outra rádio. Que delicadeza, que profissionalismo, que companheirismo...simplesmente inapagável! É, na realidade, uma medida de "gestão" impressionante! Ou então não é!
Para completar, do texto de apresentação do Programa da Manhã tiraram a frase "(tudo se pode esperar do Nuno Eiró...)", deixando no entanto esta, logo no início "João Vaz, Marta Santos (que está nos estúdios Porto, ou não fosse ela uma verdadeira mulher do Norte) e Nuno Eiró são as três vozes...". E o Nuno Eiró já não estava lá. O que nos vale é que não foi nada feito em cima do joelho...

Este é só um exemplo do que se passa dentro das rádios do grupo MCR, em particular depois da entrada do senhor director administrador doutor engenheiro Pedro Tojal. E assim vai a rádio em Portugal!

quarta-feira, setembro 03, 2003

O diário de Pêro Turjal

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2002

Desta vez foi demais!. Então não é que aqueles tipos são pagos a peso de ouro para fazerem disparates destes?! Hoje apareceram-me aqui com 10.000 entrevistas e chegaram à conclusão que as rádios em Portugal são muito maçadoras, com pouca informação, que as músicas são todas muito antigas e que os animadores falam pouco e ainda por cima fizeram uma sondagem que deu os seguintes resultados:

Rinascente FM - 15%
Rádio do Maciel - 14%
Rádio Rinascente - 13.2%
Tilifonia sem Fios - 8%
Rádio Ciudad - 6.2%
Rádio Nostálgica - 6.1%
Artéria 1 - 4%
Artéria 3 - 3.5%
Meta FM - 3%
Outros - 27%

Está tudo doido, ou quê? Recebi o estudo deles, e mandei-os de volta para os States. Que incompetentes! Disseram-me que eram os MAIORES e os MELHORES. Que este estudo era o MAIOR alguma vez feito em Portugal. Enfim, conversa da treta. E depois ainda têm o desplante de me dizer que o mercado estava saturado de rádios AC. Ainda lhes perguntei o que era isso do AC, mas eles fizeram uma cara de espanto e eu para não dar parte de fraco, disse-lhes que tinha percebido AB. Amanhã tenho que ir ver o que é esta coisada do AC.

Mentalidade tacanha

Em entrevista à Agência Lusa, o senhor doutor engenheiro administrador da MCR, Pedro Tojal afirmou, escondido entre pérolas de "sabedoria" e auto-elogios, o que é, na sua opinião, um ouvinte de rock.

«Trabalhamos para gente jovem com hábitos de consumo, que acede diariamente à Internet, jovens que não saem muito à noite e que comunicam nas salas de chat no computador» e, mais à frente, «hoje em dia quem ouve rock já não são só aqueles puros, que se vestem de preto e cabedal». «O rock hoje tem outra marca. Os tempos mudaram: temos muitos jovens engravatados, executivos, gente que está no mercado de trabalho e que gosta de rocke ouve a Best Rock FM»

Simplesmente aterrador!!!

O texto integral está aqui.

terça-feira, setembro 02, 2003

O diário de Pêro Turjal

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2002

Aqueles Américas devem ser doidos. Então não é que me apresentaram 1.500 entrevistas que realizaram e dizem que é suficiente. Devem estar doentes! Tão poucas e ainda por cima foram aos ficheiros aqui da rádio e telefonaram para os nossos ouvintes, a dizer que iam mandar um inquérito e pediram para o devolver com brevidade. Estava mesmo a ver-se o resultado. Que gostam muita das rádios, que gostam da música, dos animadores. Que querem mais novidades musicais, menos publicidade, mais voz, mais concursos. Mais pessoas a apresentar. Tretas!!! Mandei-os logo dar uma curva. Eu quero é conquistar novas audiências, quero lá saber das que tenho. Disse-lhes logo que estes métodos não servem. Porque é que não vão ter com o cidadão normal e perguntar-lhe o que ele quer? Estes tipos saiem das universidades e pensam logo que sabem tudo.

Se o ridículo matasse...

É a única coisa que consigo dizer depois de ler a entrevista do senhor doutor engenheiro Pedro Tojal a esse jornal de referência que se chama Correio da Manhã. Deixo-vos o texto...quanto à realidade...deve ter tirado umas férias!

"Pedro Tojal sobre Media Capital rádios

OS PRODUTOS ESTÃO A SUBIR

Um ano depois de assumir a responsabilidade pelas rádios da Media Capital, Pedro Tojal está "muito satisfeito" com os resultados obtidos pela "revolução" operada, reforçando que não está em guerra mas sim "no mercado".

Depois das críticas que foi alvo quando "mudou tudo" na Comercial e silenciou a Nostalgia, o administrador diz-se "tranquilo e realizado" como balanço do primeiro ano. "Todos os produtos que criámos estão a subir, e alguns deles ultrapassaram mesmo as melhores expectativas. O que poderia querer mais?".

A transformação mais difícil foi a Comercial, que tem agora uma postura mais moderada. "Quando se fazem mudanças significativas é natural que venham as reacções. O contrário é que não seria normal", afirma Tojal, acrescentando que, "ao contrário do que é habitual, a segunda vaga de audiências, em Julho, já revelou um crescimento".

Tojal assume que "o objectivo da Comercial é ter o maior número de ouvintes dentro do segmento", ainda que saiba das dificuldades que vai encontrar, pois "durante muito tempo, a RFM não teve concorrência".

Também o fim da Nostalgia e o nascimento no seu lugar do Rádio Clube Português se revelou "uma decisão acertada", pensa o seu mentor.

"O estudo que fizemos, o maior realizado em Portugal, provava claramente que a Nostalgia não tinha hipóteses de crescimento. Tinha ouvintes fiéis, mas eram poucos", recorda Tojal, revelando estar igualmente satisfeito com o comportamento da Best Rock.

As últimas audiências revelam um crescimento da Media Capital (mais 3,6% de Audiência Acumulada de Véspera - ACV - e 5,2 de 'share'), uma ligeira subida da RDP (mais 1% de AACV e 'share') e uma descida das rádios do grupo Renascença (menos 1,7% de AACV e menos 5,5 de 'share')."

Senhor doutor engenheiro Pedro Tojal, só uns pequenos apontamentos.

O senhor pode estar muito satisfeito. Os ouvintes de rádio em Portugal (cada vez menos, graças a senhores doutores engenheiros como o senhor) não!
Os ouvintes de rádio em Portugal (ainda se lembra do que é um ouvinte, certo?), caso você se interesse em saber o que pensam (e não em acreditar nos números comprados à Marktest!) fique a saber que...cada vez são menos, cada vez ouvem menos porque não têm alternativa e cada vez menos não entendem um mercado que lhes dá "mais do mesmo"!

Repita muita vez que o estudo que fizeram, o maior realizado em Portugal prova A ou B. A gente faz de conta que acredita!

Convença-se com mentiras, senhor doutor engenheiro Pedro Tojal. Pode ser que um dia acorde desse sonho lindo...ou não, ou não!

segunda-feira, setembro 01, 2003

Agradecimento!

Já agora, um abraço para ela, uma das melhores animadoras da rádio portuguesa, por a ter ajudado a segurar o barco.

És a maior, Arrojinha!

O diário de Pêro Turjal

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2002

Primeiro dia de trabalho na Mete Capital. Que desafio. 6 Rádios 6. Estive a apresentar-me a toda a gente. Não percebo porque estavam todos com um ar circunspecto. Devia ser pela solenidade do meu discurso. Belo gabinete que me deram. E o que eu fui descobrir num armário meio abandonado lá a um canto. Um microfone com o simbolo do RCP-Rádio Culto Português, que funcionou nestas instalações. Aquilo é que eram tempos. Fiquei com algo atrás da orelha. Amanhã chegam os consultores da AAMCG que vão começar logo a trabalhar.

They're back!



Eles voltaram para lhe fazer companhia...vivam eles!!! A magia voltou...só para nós! Bem vindos...


 
blog*spot